Vacinação

A vacinação é uma das formas mais eficazes e menos dispendiosas de prevenir doenças infeciosas.

Cães e gatos devem tomar vacinas logo nos primeiros meses de vida e a vacinação deve ser mantida ao longo de toda a vida mas o protocolo vacinal muda em função do estilo de vida de cada animal. O veterinário é a melhore pessoa para indicar qual vacina seu peludo deve tomar.



Principais vacinas para Cães e Gatos


Cães


V8 - Mais indicada para cães de apartamento é uma vacina contra Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Hepatite, Parainfluenza e dois sorovares ("tipos" ) de Leptospirose.


V8 - Mais indicada para cães de apartamento é uma vacina contra Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Hepatite, Parainfluenza e dois sorovares ("tipos" ) de Leptospirose.


Traqueobronquite (Tosse dos canis) - Vacina contra Bordetella bronchiseptica.


Giardíase - Vacina contra um protozoário chamado Giardia, causador de diarréia que pode ser fatal principalmente em filhotes



Gatos


V3 - Mais indicada para gatos de apartamento que nunca saem de casa é uma vacina contra Panleucopenia (parvovírus felino), Rinotraqueíte viral felina (herpesvirus) e Calicivirose felina.


V4 - Também indicada para gatos de apartamento porém um pouco mais completa pois além das doenças citadas acima protege também contra Clamidiose felina (Chlamydophila felis) bactéria que pode levar a cegueira.


V5 - Indicada somente para gatos que tem acesso a rua ou contato com outros gatos. essa vacina protege também contra a Leucemia viral felina (FeLV), um vírus fatal em gatos.


Cães e Gatos


Vacina obrigatória:

  • Raiva

É recomendado testar o gato contra leucemia antes de aplicar a quíntupla. O teste é um exame sorológico.



QUANDO APLICAR AS VACINAS


Nos filhotes: a primeira dose da polivalente é aplicada a partir de 2 meses (órfãos podem ser vacinados mais cedo). O reforço dessa aplicação deve ocorrer entre 21 e 30 dias. A quantidade de reforços varia de acordo com a idade e conduta de cada veterinário, mas em geral são feitas entre 2 e 3 doses. A vacina contra Raiva é aplicada em dose única a partir de 4 meses.


Adultos: reforço anual