top of page

Como detectar doenças o mais cedo possível aumentando a sobrevida do meu pet?




Visitas regulares ao veterinário podem melhorar significativamente o diagnóstico precoce e tratamento de problemas que podem afetar a saúde do seu cão.

Há uma crença comum de que um ano na vida de um cão é equivalente a sete anos seu. Não é exatamente isso, mas é verdade que seu cachorro envelhece mais rápido do que você. Isso significa que as doenças relacionadas à idade podem se desenvolver bem antes do que você imagina e podem levar seu amigo de surpresa.

Por isso, é recomendada pelo menos uma visita anual no veterinário. É muito importante para manter seu melhor amigo saudável e prevenir doenças.

São muitos os benefícios alcançados se seu cachorro for acompanhado pelo seu veterinário regularmente.


DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS

O seu peludo será submetido a um exame físico completo que pode detectar sinais iniciais de uma doença potencialmente grave. Às vezes você mal percebe esses sinais, mas seu veterinário irá pegar as pistas enquanto conversa.

Pode não significar nada para você se seu cãozinho começar a passar mais tempo bebendo água, mas para o seu veterinário, no entanto, isso pode sugerir que ele esteja desenvolvendo, por exemplo, diabetes, e ele recomendará exames apropriados para a detecção.

Se houver indicadores de que o seu animal está nos estágios iniciais de uma doença crônica, como por exemplo, doença cardíaca o tratamento pode ser iniciado o mais cedo possível e isso geralmente está associado a uma melhor qualidade de vida e maior sobrevida. E esses tratamentos são muitas vezes simples como uma mudança na dieta e uso de nutracêuticos específicos para cada caso. Mas vale ressaltar que depende de cada caso.


PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR

Seu veterinário pode te ajudar a elaborar um plano preventivo de saúde para o seu melhor amigo nos próximos 6-12 meses, para que ele não adoeça com algo que poderia ter sido evitado. Você pode questionar a ele quais as vacinas necessárias e sua frequência, e quais são os produtos mais indicados para controlar pulgas, carrapatos, os vermes intestinais e ainda o verme do coração.

Se o seu cão faz uso de medicação contínua, isso lhe dará a oportunidade de verificar e atualizar as dosagens e ainda descobrir se há tratamentos alternativos que podem ser mais adequados para ele.

O profissional também verificará o peso e a condição corporal do seu animal, e avaliará se esta dentro dos padrões para a boa manutenção da saúde. Caso existam alterações, serão feitas orientações alimentares e comportamentais para ajudar a reverter o quadro. Lembrando que a obesidade, muito comum nos dias atuais, trás um risco aumentado para o desenvolvimento de artrite, diabetes e doenças respiratórias.

Além disto, o custo da prevenção é menor que o custo de um tratamento emergencial.


CUIDADOS DE UM ANIMAL IDOSO

Animais idosos merecem um olhar mais atento e mais frequente. É Recomendado passar por consultas e exames veterinários minuciosos a cada seis meses, pois assim como pessoas, eles também podem desenvolver doenças silenciosas relacionadas à idade. Seu veterinário pode recomendar alguns exames de sangue de rotina em suas visitas regulares, para acompanhar as funções renais e hepáticas do seu pet.


PENSE NISSO

Programar consultas regulares irá construir um relacionamento de confiança entre você, seu pet e seu veterinário permitindo que ambos se conheçam e que haja um acompanhamento constante da saúde e uma detecção precoce de alterações. Isso resultará em seu cachorro ou gato curtindo uma vida longa e saudável e você sem preocupações e livre de arrependimentos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page