top of page

Distúrbios da orelha externa nos cães quais são e o que fazer ?


A parte externa da orelha chamada pina, pode ser afetada por uma série de doenças de pele, e em sua maioria, além de causarem alterações na orelha causam também alterações em outras partes da pele. O diagnóstico é feito combinando os resulta

dos de um levantamento dos antecedentes de saúde; um exame físico da pele e exames laboratoriais cuidadosamente selecionados. Um bom exemplo de danos causados na pina são aqueles produzidos por insetos e parasitas - resultando em vermelhidão, inchaço, comichão ou bolhas - seja por danos diretos de sua mordida ou por um processo de hipersensibilidade do animal hospedeiro. Estes minúsculos ácaros vivem sobre a pele de um cão, e muitas vezes estão presentes também nas bordas das orelhas, e são tão difíceis de se ver e encontrar, que o veterinário pode precisar fazer vários raspados de pele para ter um diagnóstico preciso. Otohematomas Também conhecidos como hematomas de orelha, são inchaços cheios de líquido que se desenvolvem na superfície das pinas dos cães. Normalmente tem início devido a uma inflamação do ouvido. Os sinais incluem a agitação da cabeça ou da orelha devido à coceira. O tratamento geralmente é cirúrgico, onde o veterinário avaliará a necessidade de colocar um dreno feito de um tubo macio, o que irá evitar que o fluido se acumule novamente.



Perda de pelos Diversos distúrbios cutâneos da borda da orelha caracterizados pela perda de pelo ocorrem em cães. A perda de pelos na orelha externa já foi relatada em Chihuahuas, Italian Greyhounds e Whippets e acredita-se que esse distúrbio tende a ser hereditário. A idade aproximada de início dos sintomas é de 1 ano ou mais, mas a perda completa de pelos na orelha externa pode ocorrer entre 8 e 9 anos de idade. Outras áreas comumente afetadas são o pescoço, junções de mucosa e pele, próximos as unhas, e a ponta da cauda.

As doenças imunomediadas também são um motivo para perda de pelo e podem ser confirmadas através de biópsias de lesões primárias.

Seborréia e Dermatoses de pele oleosa na borda de orelha são comuns em teckel, embora outras raças com orelhas grandes possam ser afetadas. As pontas das orelhas de ambos os lados geralmente são acometidas, mas a condição pode progredir e acabar envolvendo toda a região. Nessa situação os pelos podem ser facilmente removidos, deixando a pele com uma superfície brilhante. A causa dessas patologias ainda é desconhecida, mas ainda sim, contamos com tratamentos paliativos. Procure um médico veterinário para lhe orientar.

Parasitoses da orelha

A sarna sarcóptica é uma doença infecciosa da pele causada por um ácaro parasita que atinge as camadas cutâneas, é comum em cães de todo o mundo. Ela se inicia com pequenas lesões vermelhas e redondas na pele que vão progredindo de tamanho, podendo se espalhar para todo o corpo à medida que os cães se coçam. No entanto, em alguns casos, apenas pontos vermelhos e prurido são vistos. A coceira é intensa, incomodando bastante os animais. A transmissão do ácaro é feita por contato direto com animais infectados. Seu diagnóstico é feito baseado em sinais, história prévia de exposição e descoberta de ácaros em múltiplas raspagens de pele. As opções de tratamento variam entre medicamentos orais e injetáveis.


Esses ácaros podem sobreviver em ambientes e objetos mesmo após o tratamento, então sugerimos que todas as roupas de cama, escovas e pertences do seu animal de estimação sejam cuidadosamente limpos.

Carrapatos podem causar irritação no local de fixação e serem encontrados na pina ou no canal auditivo. Suas formas mais jovens chegam a infestar e viver no canal auditivo externo de cães e outros animais. Sinais de infestação incluem tremores ou coceira de cabeça e orelhas. Tanto o animal como o meio ambiente devem ser tratados. Seu veterinário pode recomendar o tratamento mais apropriado para seu animal de estimação e sua área local.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page