Please reload

Posts Recentes

Quais as causas de diarreia em cães e o que fazer ?

27 Apr 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Você sabe como funcionam os ouvidos dos cães e gatos e como limpá-los?

January 15, 2018

 

O ouvido é um órgão de audição e também responsável pelo equilíbrio. Sua anatomia é dividida em ouvido externo, médio e interno.

 

O ouvido externo inclui a pina (parte que conhecemos por orelha que é feita de cartilagem e coberta por pele e pelos) e o canal auditivo externo. A pina tem a função de captar as ondas sonoras e transporta-las através do canal auditivo até o tímpano. Nos cães, as pinas podem se mover independentemente umas das outras. O tamanho e a forma da pina variam de acordo com a raça. O canal auditivo do cão é muito mais profundo do que o dos humanos e tem a forma de funil para levar o som até o tímpano. O cão pode ouvir cerca de 4 vezes mais do que nós, incluindo sons em frequências mais altas do que podem ser detectados pela orelha humana.

 

O ouvido médio inclui o tímpano e uma pequena câmara cheia de ar que contém 3 pequenos ossos: martelo, bigorna e estribo; inclui também 2 músculos, a janela oval e a trompa de Eustáquio (um pequeno tubo que conecta o ouvido médio a cavidade nasal, permitindo a passagem de ar e auxiliando o equilíbrio da pressão atmosférica)

 

O ouvido interno é uma estrutura complexa que inclui a cóclea (órgão responsável pela audição) e o sistema vestibular (o órgão responsável pelo equilíbrio).

 

Exame físico do ouvido

 

Infecções de ouvido e outros distúrbios são comuns em cães. O veterinário examinará os ouvidos do seu cão em todos as consultas de rotina. Se o cão tiver um histórico de infecções anteriores ou outros problemas com o ouvido, você deve fornecer essa informação ao seu veterinário.

 

Para começar, seu veterinário examinará visualmente as orelhas externas, observando sinais de inflamação, lesões por trauma, inchaço, secreções ou cera excessiva. Ele usará um instrumento chamado otoscópio para ver o canal auditivo e o tímpano. Em alguns raros casos, os pêlos podem ser removidos dos canais das orelhas para permitir ao veterinário uma visão clara do tambor da orelha.

 

Se uma infecção é suspeita, testes podem ser realizados através de amostras de fluido ou secreções do ouvido para determinar os organismos envolvidos e o tratamento adequado. Em cães as infecções são mais comumente causadas por bactérias ou fungos, mas as vezes, pode haver a presença de pólipos ou o desenvolvimento de um tumor.

 

Para diagnosticar um tumor de ouvido, é necessário fazer uma biópsia. Isso geralmente pode ser feito usando fórceps e um otoscópio. Mais testes, incluindo raios-x, testes neurológicos e testes eletrônicos, podem ser necessários para confirmar certas doenças.

 

Como Limpar os ouvidos

 

Ao limpar a orelha de um cão, é fundamental não usar nada que empurre nenhum detrito para o canal auditivo.

 

Não use ceruminolíticos ( produto que diminui a cera) e nenhum outro produto ou medicação sem a indicação de um veterinário.  Para limpar os ouvidos use somente produtos destinados para limpeza do ouvido. Se não souber qual usar, peça uma recomendação ao seu veterinário.

 

Aplique algumas gotas do produto para encher o canal auditivo.

 

Massageie suavemente a base da orelha para ajudar a misturar os detritos  com a solução de limpeza.

 

Enrole seu dedo em um algodão, insira-o suavemente no canal até onde alcançar e sem forçar para “secar” o ouvido.

 

Repita o movimento algumas vezes até que o algodão saia seco.  

 

Enrole algodão nos dedos e umedeça com uma solução para limpeza de ouvidos para limpar a área da pina.

 

Aguarde alguns minutos antes de usar qualquer medicamento na orelha afetada, conforme instruído pelo seu veterinário.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square