Please reload

Posts Recentes

Quais as causas de diarreia em cães e o que fazer ?

27 Apr 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Quais as causas de diarreia em cães e o que fazer ?

April 27, 2018

O que é diarreia?

 

A diarreia é a passagem de fezes não formadas, amolecidas, geralmente com aumento do volume e/ou da frequência. Não é uma doença, e sim um sintoma decorrente de várias doenças, graves ou não.  

Quando a diarreia está associada a doenças não graves, ela pode ser resolvida rapidamente com tratamentos simples, desde que o tratamento seja iniciado cedo o suficiente para evitar perdas importantes de líquidos e nutrientes.

Porém, em alguns casos ela pode estar associada a doenças mais graves, até potencialmente fatais, como uma falha no sistema de órgãos ou câncer, complicando a resolução satisfatória do sintoma.

 

 

O que causa diarreia?

 

A diarreia é o resultado do aumento da velocidade de passagem do material fecal através do intestino, combinado com diminuição da absorção de água, nutrientes e eletrólitos.

Se o principal sintoma de uma doença em seu pet é a diarreia, a causa pode ser um problema relativamente simples, como uma infecção intestinal causada por bactérias, vírus, coccídios ou vermes intestinais.

Da mesma forma, uma simples mudança na dieta ou a ingestão de algum alimento estranho ou ainda a ingestão acidental de algum material irritante pode desencadear uma diarreia aguda.

O fator psicológico também pode ser causador da diarreia: o estresse, especialmente após viagens e mudanças no ambiente.

No entanto, a diarreia também pode ser um sintoma de um distúrbio subjacente mais grave, como:

  • Intolerância Alimentar e Alergias Alimentares. Assim como ocorre aos seres humanos, certos cães não conseguem metabolizar bem alguns alimentos, surgindo sintomas característicos como coceira e problemas de pele associados com outras alergias caninas e diarreia.

  • Infecções virais ou bacterianas sérias como são as causadas por Parvovírus, Coronavírus, Rotavírus e Salmonelas.

  • Doença intestinal inflamatória.

  • Câncer.

     

     

  • Outras doenças sistêmicas.

 

Quão séria é a diarreia em cães? 

 

A gravidade da diarreia depende de quanto tempo ela persiste e quais são os outros sintomas que a acompanham. Se o seu cão tem diarreia com sangue, ou está mostrando sinais generalizados de doença, como fraqueza, febre, vômito, dor abdominal, perda de apetite ou desidratação, a causa pode ser mais grave.

Como a causa da diarreia é determinada?

As características da diarreia, como a cor, consistência, cheiro e frequência, são importantes na identificação da causa. Seu veterinário possivelmente pedirá uma amostra representativa do material fecal para a realização de um exame.

Se a diarreia é o único sintoma, o exame de fezes servirá para descartar certos parasitas e infecções. Se a diarreia for severa ou estiver associada a outros sinais clínicos, seu veterinário pedirá a realização de exames complementares para chegar a um diagnóstico e determinar a causa, permitindo assim o tratamento adequado.

Os testes diagnósticos podem incluir avaliação fecal microscópica, radiografias abdominais, com ou sem contraste, exames de sangue, culturas fecais, biópsias do trato intestinal, endoscopia, ultrassonografia e cirurgia abdominal exploratória.

 

 

Qual é o tratamento para a diarreia?

 

Uma vez conhecido o diagnóstico o tratamento específico será prescrito, podendo envolver medicação ou simplesmente tratamento dietético.

Para cães adultos saudáveis ​​com diarreia aguda simples, seu veterinário pode recomendar inicialmente uma abordagem conservadora, ao invés de uma investigação diagnóstica mais profunda. O tratamento conservador envolverá frequentemente a retenção de todos os alimentos por 12 a 24 horas, para permitir que o trato intestinal descanse. O acesso à água não deve ser restringido durante esse período. Após esse jejum, uma dieta de fácil digestão será prescrita por alguns dias, podendo consistir de um produto industrializado ou caseiro. A abordagem médica conservadora permite que os mecanismos de cura do corpo corrijam o problema. Quando as fezes voltarem ao normal, você pode reintroduzir gradualmente a comida regular do seu cão misturando-a com a dieta especial durante vários dias.

Medicamentos antidiarreicos e antiparasitários podem ser prescritos em alguns casos, enquanto outros casos podem ser tratados com medicamentos para controlar a motilidade do trato intestinal ou ainda com drogas que aliviam a inflamação. No entanto, você só deve medicar seu animal de estimação com a prescrição de seu veterinário.

Se o seu animal de estimação não melhorar dentro de dois a quatro dias, exames e/ou tratamentos mais agressivos podem ser necessários. Diarreia grave ou prolongada pode resultar em desidratação significativa e distúrbios metabólicos devido à perda de líquidos. Nesse caso seu animal de estimação pode necessitar de hospitalização para fluidoterapia intravenosa e/ou outros tratamentos intensivos.

 

 

Qual é o prognóstico?

 

O prognóstico depende da gravidade da diarreia, bem como do diagnóstico específico e da resposta ao tratamento. Na maioria dos casos de diarreia simples, o animal irá se recuperar completamente.  Cães com diarreia crônica podem necessitar de controle dietético e/ou medicação por períodos mais longos, a fim de manter a condição de saúde sob controle.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square